Figueiró dos Vinhos é uma vila antiga que merece uma visita ao seu património histórico e cultural. O Gabinete municipal de turismo organiza visitas guiadas gratuitas aos diferentes locais de interesse, tal como o Casulo de Malhoa e o Museu e Centro de Artes. Outros locais de lazer como a Biblioteca, a Casa da Cultura, o Jardim Municipal, o Parque Infantil, o cinema, o skatepark, a piscina municipal e o centro hípico ficam a apenas 5 -10 minutos da casa do Olival. Não pode perder ainda o mercado municipal onde, aos sábados, se vendem legumes, queijos, carne e peixe, pão, roupas e artesanato local.
As Fragas de São Simão são um dos locais mais procurados no concelho de Figueiró dos Vinhos. Aqui pode visitar a aldeia de xisto Casal de São Simão, mergulhar nas águas da bonita praia fluvial e ainda fazer o percurso pedestre entre a praia fluvial e o miradouro.
A Rede das Aldeias do Xisto define um conjunto de lugares formados por casas de arquitetura tradicional, construídas predominantemente com aquela rocha. Um dos mais belos é o Casal de S. Simão, situado no concelho de Figueiró dos Vinhos, a cerca de 7 km da Casa do Olival.
Coimbra e Tomar, cidades próximas de Figueiró dos Vinhos, são classificadas pela Unesco como Património da Humanidade.
Se gosta de caminhadas e do contacto com a natureza, encontra no concelho uma rede de percursos pedestres devidamente sinalizados, seja de curta ou de grande extensão, muitos atravessando zonas de relevo acidentado e proporcionando paisagens grandiosas, Não faltam, também, percursos próprios para bicicleta, que deixarão deslumbrados os amantes da BTT.
As piscinas fluviais, espaços aprazíveis de águas puras e límpidas em constante renovação, são um dos grandes atrativos de Figueiró dos Vinhos. Existem duas no concelho – Aldeia de Ana de Avis e a já referida Fragas de S. Simão – e competem em beleza e encanto. Bem perto, embora já no concelho de Pedrógão Grande, há uma outra, a dos Mosteiros, também de grande beleza.
Se gosta de nadar pode ainda fazê-lo nas albufeiras do Castelo do Bode ou do Cabril, situadas a 8 km e 18 kms da Vila, respetivamente, ou nas ondas da Praia das Rocas, a 15 kms de distância, em Castanheira de Pêra. Aquelas grandes e tranquilas extensões de água que são as albufeiras constituem ainda um local propício para a prática dos desportos náuticos ou para a pesca.
As festas populares marcam presença no concelho praticamente ao longo de todo o ano. Pela grande adesão popular e pela especial animação, merecem particular referência o Carnaval, os festejos de S. João (24 de Junho, feriado municipal) e a grande feira de São Pantaleão, que dura 3 dias (26, 27 e 28 de Julho) e atrai numerosos forasteiros e traz à terra muitos dos seus filhos residentes noutras paragens.
A gastronomia merece também uma palavra de destaque. Não vai com certeza deixar de provar o célebre pão-de-ló de Figueiró. Mas há outros doces, de origem conventual, com que pode igualmente deliciar-se, como as castanhas doces ou os queijinhos do céu. Nos restaurantes locais encontrará iguarias da cozinha tradicional, feitas a partir do borrego, do cabrito, da truta ou do achigã.